Behance Served Sites

Served is a collection of sites that showcase category specific content from Behance, the world's leading platform for creative professionals across all industries.

View All Served Sites →

CENTRO DE CAPACITAÇÃO PROFIS. EDUCAÇÃO DRA. ZILDA ARNS

Info
Statistics
Created:
Last Edited:
642
34
0
Description
Complexo institucional para o Centro de capacitação de profissionais de educação. 2008-2011 Prefeitura de São Caetano do Sul / SP. Desenvolvimento e coordenação de projeto em colaboração a Carolina Penna Arquitetura. Obra executada.
Share
  • São Caetano do Sul. SP. 2008-2011.
    Desenvolvimento e coordenação do projeto para Carolina Penna Arquitetura.

    Área do terreno (Site): 6.085,00 m² / Área construída (Gross Area): 5.000,00 m²
    Publicações (Publication): Revista Projeto n. 382, Ano 2011 
    Exposições (Exbitions): 9ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo e Seleção nacional para VIII Bienal Iberoamericana - Cádiz 2012
    Prêmio (Prize): Prêmio AsBEA 2012 - Categoria Edifícios Institucionais - Obras Construídas

    MEMORIAL​
    Mais do que uma escola, o Centro de Capacitação foi concebido como um equipamento público a serviço da cidade com o intuito de formar educadores e fomentar a discussão sobre a Educação.
    Duas edificações concentram as atividades didáticas e de eventos separadamente. Foram implantadas junto a um pátio central que preservou a vegetação original.

    Abdicou-se de parte da área do lote para a criação de amplos passeios e uma praça externa, enfatizando o caráter público do conjunto.
    Internamente, nos volumes fechados são desenvolvidas atividades de concentração como estudo, aulas, apresentações. Estes estão distribuídos dentro de uma grande praça interna que, assim como em uma praça urbana, organiza o fluxo de pessoas e proporciona encontros.
    A separação entre o ambiente interno e externo é dissolvida através de grandes panos de vidro, que conectam as atividades internas e o jardim. Assim como na cidade, os dois volumes construídos e o pátio central funcionam independentemente, mas estão intrinsecamente ligados. Uma rampa externa possibilita um passeio entre os volumes, deck e jardim.
    Por sorte, o terreno original possuía imensas árvores que se transformaram em dois jardins: um público e outro interno.
    Essas duas massas verdes, além da estética, proporcionam aos usuários ambientes muito agradáveis de convivência. Contribuem também para um melhor desempenho térmico e acústico das edificações.
    A luz é filtrada por meio de aberturas, coberturas e vegetação.
    É refletida inúmeras vezes pelas superfícies brancas e penetra no interior da edificação. No bloco didático, na face oeste, em função da insolação, definimos pequenas aberturas, formando um mosaico de luz ou sombra que indica sutilmente as atividades do interior.​
     
    http://carolinapenna.wix.com/carolinapenna#!CCP/c1z2s
  • Planta Pav. Subsolo
  • Planta Pav. Térreo
  • Planta Pav. Superior
  • Corte Transversal
  • Fonte Fotos: Nelson Kon

Comments: ( Comments )